quarta-feira, 28 de novembro de 2012

batata baroa chips

















Ingredientes:

- 600 g de batata baroa
- 200 ml de óleo
- Água

1. Lave, descasque e corte as batatas em rodelas bem finas. Tem que ficar da mesma grossura. Então, use um processador ou um ralador manual.
2. Esquente água em fogo médio. Quando estiver fervendo, jogue as batatas dentro e deixe por um minuto. É um minuto mesmo! A batata baroa crua tem uma cor amarelo claro. Na batata baroa cozida, a cor amarela é mais vibrante.
3. Escorra e regue com água gelada para parar o cozimento.
4. As fatias tem que focar bem secas para fritar. Se não, elas grudam e não ficam crocantes.  A dica é ir secando com papel toalha.
5. Em uma fritadeira, coloque óleo suficiente para cobrir as batatas. Eu fiz cinco levas de frituras aqui. Então,  não precisa ser uma fritadeira grande, já que não vai colocar tudo de uma vez só. Talvez você nem use todo o óleo.
6. Escorra bem as porções de chips. A cada porção, mude o papel toalha para as batatas ficarem o mais sequinhas possível. Eu deixe dois pratos na pia. No primeiro, colocava a batata recém saída da panela. Neste, eu troquei o papel toalha a cada porção. Quando chegava uma leva nova, passava a anterior para o segundo prato. Fui acumulando tudo no segundo.
7. Se quiser, pode salgar no fim. Eu achei tão gostoso que não acrescentei sal.

Rendimento: 5 porções
Tempo aproximado: 1 hora


Paleo não é sinônimo de light. Essa receita fica sensacional. Para uma reunião de amigos é perfeita. Contudo, por ser frita, é extremamente gordurosa e deve ser feita como uma exceção à alimentação cotidiana. Devemos optar por os grelhados, assados e saladas para compor um hábito saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário