domingo, 3 de fevereiro de 2013

vamos assistir a um filme? sem pipoca, é claro!


Nas palavras de Jaime Oliver, "Muito além do peso" é um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças. Eu diria que é obrigatório para qualquer um que se importe consigo mesmo. Esse filme é um soco no estômago. Ele mostra como nossa sociedade se alimenta mal e não se preocupa com as consequências de uma alimentação pobre em nutrientes mas rica, muito rica, em calorias.

As estatísticas sobre obesidade e as doenças relacionadas à má alimentação são chocantes. Mais chocante que isso é ver em como as pessoas acreditam e confiam nas propagandas. O poder de sedução das grandes marcas (dos piores alimentos) é enorme, vide o novo slogan da Coca-cola: São apenas 123 calorias. Eu diria que ele é, no mínimo, perigoso. Segundo o filme Super Size me, que mostra as consequência para a saúde de um voluntário que se alimenta apenas de MC Donald's durante um mês inteiro, o investimento em propaganda alimentar é na ordem da 2,3 bilhões de dólares nos Estados Unidos, enquanto o investimento  em educação alimentar não chega a 1 milhão.

Precisamos nos posicionar de forma mais responsável quando o assunto é a nossa saúde. Nosso corpo é aquilo que comemos. É muito importante que busquemos uma reeducação alimentar. Claro que não pretendo que todos consigam e queiram seguir a dieta Paleo, mas se cada um diminuir o consumo de alimentos industrializados e encontrar um estilo de vida menos sedentário, a qualidade de vida que tanto prezamos e queremos vai aumentar significativamente.

Com esses dois documentários, convido a todos a questionar fortemente a sociedade em que estamos vivendo: a inconsequência do exagero, o conforto extremo, a ditadura do prazer. Isso realmente nos faz bem? Isso realmente nos faz feliz?



Para assistir a Muito além do pesohttp://www.muitoalemdopeso.com.br/
Sinopse: Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Todos têm em sua base a obesidade. O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.



Para assistir a Super size mehttp://www.youtube.com/watch?v=XiaET24DwaU

Sinopse: No filme, Spurlock segue uma dieta de 30 dias (fevereiro de 2003) durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald's. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário