quinta-feira, 18 de abril de 2013

ossobuko suíno

















Boa noite, Paleo-leitores!

Este post será um tanto diferente, ao menos no que tange à redação, pois quem vos escreve não é a senhora Raquel Pinho - sou eu, Daniel, o marido!

Fiquem tranquilos que o propósito é mais uma receita e, sim, aprovada pela minha digníssima e vossa paleo-blogueira preferida. Ela mesma requisitou que eu postasse porque, dessa vez, quem cozinhou fui eu. Todos vivos e satisfeitos, aqui vai a minha contribuição:


Ossobuko Suíno

Esta receita foi baseada na primeira a ser feita na ordem de aprendizado do livro 4-Hour-Chef, o terceiro livro do autor de best-sellers e mestre de meta-aprendizado, Tim Ferris. O prato é simples e se baseia em cozimento lento, sendo que vou relatar a receita a ser feita em forno, que leva até 3 horas.

(Notem que ossobuko quer dizer "osso furado" em italiano, mas nesse caso o "k" identifica que não se trata dessa carne de primeira. O conceito é cozinhar com a mesma técnica e lentidão, o que permite que qualquer carne - até o mais grosso músculo - fique tenro. No caso do ossobuco suíno, compramos pernis suínos para substituir o que normalmente são pernis de carneiro ou peru.)

Ingredientes:
- 800 g de pernil suíno.
- 5 tomates italianos
- 2 cenouras
- 5 dentes de alho
- um maço de couve
- pimenta-do-reino preta e moída
- vinho branco
- sal
- azeite de oliva extra-virgem

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2. Pegue um refratário médio/grande e forre com papel-alumínio.
3. Descasque as cenouras, corte em rodelas grossas e espalhe-as no refratário.
4. Lave as folhas, enrole-as como um charuto e fatie transversalmente, dispondo-as também no refratário.
5. Parta os tomates com as mãos sobre as cenouras e a couve, espremendo-os um a um para espalhar o sumo.
6. Tempere os dois lados da carne com 5 dentes de alho espremidos, sal e pimenta-do-reino-preta a gosto. Coloque sobre os legumes. Regue com azeite.
7. Regue com vinho branco até atingir 1/3 da altura da carne.
8. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 2 a 3 horas.
9. Quando achar que esta cozido e amacio o suficiente, retire o papel alumínio para secar um pouco da água.


Rendimento: 4 porções
Tempo aproximado: 20 minutos + o cozimento


Atenção: errar no tempo não é um problema, porque o tamanho do refratário, o tipo e o volume de carne mudam a taxa de cozimento. Se passar de 30 minutos além do esperado, não há risco de queima ou nada parecido. Receita para marido de primeira viagem!

Sirvam com sal e pimenta à mão, pois é fácil subestimar o tempero na hora do preparo. Provem e comentem o que acharam, estou ansioso para saber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário